Os Sete Samurais: Um dos filmes mais influentes do Cinema

 Possivelmente Os Sete Samurais é o filme mais importante da historia do cinema japonês, tendo influenciado dos westerns hollywoodianos até a saga Star Wars, um épico do grande mestre Akira Kurosawa que estava anos luz a frente de seu tempo.

 Se você pesquisar "melhores filmes japoneses", "melhores filmes de samurai" ou até mesmo "os filmes mais influentes do Japão" com certeza Os Sete Samurais vai estar em toda a lista que se preze, e não é pra menos, o filme é merecedor de todos os elogios.

 Para quem nunca ouviu falar de Os Sete Samurais o filme retrata a vida dura dos camponeses que temendo que seu vilarejo fosse saqueado novamente decidem ir em busca de samurais para defenderem suas terras, o problema é que estes camponeses não possuem nada a oferecer, exceto refeições enquanto os samurais estiverem defendendo suas terras, a trama é angustiante e dramática, logo nos primeiros minutos o filme consegue te cativar e prender completamente sua atenção.


 O filme consegue mesclar bem o humor, ação e drama, tornando Os Sete Samurais uma experiência completa, vale citar que a fotografia do filme é magistral e muitos de seus aspectos foram usados a exaustão até se tornarem clichê, como por exemplo os vilões surgindo no horizonte (muito usado nos westerns) e a batalha final na chuva.

 Os sete protagonistas são bem desenvolvidos e bem carismáticos, além da trama principal os personagens desencadeiam "sub tramas" tão cativantes quanto o enredo principal, tudo é guiado da forma magistral que somente o Akira Kurosawa poderia orquestrar.


 É claro que os mais novos podem estranhar o ritmo mais "lento" que o filme tem, estamos falando de um filme dos anos 50, é preciso entrar no espirito do longa para aproveitar Os Sete Samurais em toda sua magnitude, vale a pena.

 Se estiver em busca de bons filmes de samurais este aqui não pode faltar, Os Sete Samurais é um dos melhores filmes que assisti na minha vida e recomendo demais, sei que o filme não é perfeito mas eu não consigo apontar defeitos, talvez esteja sendo imparcial mas e dai? O filme é f#%@

 Em 2004 o filme recebem uma adaptação em anime feita pelo estúdio Gonzo em 26 episódios, apesar do visual mais "steampunk" o anime conseguiu ser bem fiel, recomendo também.

 Outra dica, se quiser saber mais sobre o cinema de Kurosawa leia o post que fiz sobre o filme Sonhos.