Nintendo Wii, Ainda Vale a Pena Comprar o Videogame?

 O Nintendo Wii é o quinto videogame mais vendido da história dos consoles, o terceiro se considerar apenas os videogames de mesa, mas com a chegada do Nintendo Wii U o aparelho foi descontinuado, uma pergunta que me fiz quando comprei o aparelho era: ainda vale a pena comprar? Com mais ou menos um ano que tenho um Nintendo Wii aqui eu espero poder ajudar a responder sua dúvida, nobre amigo leitor.

nintendo wii
 Apesar de ser um colecionador de videogames vale citar que eu não sou rico (estou longe disso), portanto eu só vou comprar um console se eu realmente for joga-lo, independente do motivo que você tenha para cogitar comprar um Nintendo Wii, com certeza não é para usa-lo de peso de papel né? A sua dúvida: o videogame presta? Vamos analisar!

 Duas não verdades são muito comuns sobre os gamers quando o assunto é os consoles da Nintendo, primeiro, o aparelho não tem jogos só para crianças, há games para o público adulto e muito bons, The House of the Dead: Overkill por exemplo, entrou para o Guiness Book, em 3 horas de diálogo que o game tem foi dito cerca de 189 palavrões.

 Outra não verdade (acho que inventei esse termo) é que o Nintendo Wii não é um aparelho exclusivamente para os gamers casuais, o público hardcore pode encontrar vários e excelentes jogos, Hack 'n' Slashs como No More Heroes 2 e MadWorld, games de tiro como Call of Duty: Modern Warfare e Metroid Prime 3, jogos de luta como Castlevania Judment e Tatsunoko vs Capcom, e etc.

nintendo wii
Tatsunoko vs Capcom, um excelente jogo de luta para o Nintendo Wii (e exclusivo)

 Lógico que não da pra falar do console sem mencionar os games da Nintendo não é mesmo? Super Mario Galaxy (clique aqui para ler uma resenha sobre o jogo) é um dos melhores games que joguei na minha vida, sem exageros, para quem é fã assim como eu da franquia Zelda temos The Legend of Zelda Twilight Princess e Skyward Sword, Mario Kart Wii e Super Smash Bros Brawl são games igualmente obrigatórios, há diversos outros jogos excelentes da Nintendo para o Wii e daria pra ficar o dia inteiro só citando eles mas vamos falar de outros aspectos do console.

Se você tem algum jogo de Game Cube guardado por ai você pode usa-lo no seu Nintendo Wii! Isso mesmo! Da pra plugar o controle de Game Cube, Memory Card e seu disco para transformar seu aparelho no "fogãozinho" da Nintendo, mas é preciso ter muita atenção, apenas os modelos RVL 001 possuem essa retro-compatibilidade, você pode conferir qual é a versão do Nintendo Wii olhando na parte de baixo do aparelho ou na caixa, mais fácil ainda: Se for o Bundle do Nintendo Wii com o Newer Super Mario Bros, ele não é compativel, agora se isso não faz diferença pra você pode pegar qualquer um mas eu recomendo que se pegue esse modelo no qual eu tenho, além da retro-compatibilidade tem alguns jogos que aceitam esse controle, como Smash Bros, Mario Kart, Need For Speed Nitro (leia sobre) e muitos outros.

nintendo wii
The Legend of Zelda: Skyward Sword é belíssimo!

 Não estou aconselhando fazer isso mas se quiser ter um Nintendo Wii desbloqueado é muito fácil, o desbloqueio é feito por software e tudo que você precisa fazer é instalar alguns programas, feito isso você pode colocar seus jogos de Nintendo Wii, Game Cube, Super Nintendo, Nintendinho, Nintendo 64, Gameboy Advance e muito mais no seu HD externo, da pra colocar até cover art e tudo mais.

 Agora o preço? Quando a Nintendo descontinuou o aparelho para se focar totalmente no Nintendo Wii U ele caiu de preço drasticamente, eu comprei meu Nintendo Wii com um HD, 3 jogos (Wii Sports, Wii Sports Resourse e Super Mario Galaxy), e tudo mais, enfim, completo mesmo! Por apenas R$ 350,00, em contraparte os games originais do videogame estão cada vez mais raros e caros, então no quesito de preço, tem seu lado positivo e negativo nessa história.

nintendo wii
Newer Super Mario Bros, excelente pra jogar sozinho ou com amigos

 O Playstation 3 e o Xbox 360 ofereciam e ainda oferecem uma excelente variedade de games para se jogar online, agora se você curte o multiplayer local (sentar no sofá com os amigos e jogar a tarde inteira), o Nintendo Wii vence tranquilamente seus concorrentes, há tantos jogos com multiplayer que faz do aparelho um dos melhores para se jogar com os amigos em toda a história dos jogos eletronicos, games de corrida, luta, plataforma, tiro, a lista é imensa mesmo.

 Agora os pontos negativos do videogame, o mais óbvio é questão aos gráficos, se você se importa demais com os gráficos pode se incomodar com o Wii em comparação com o PS3 e o Xbox 360 (não que isso atrapalhe a diversão), o aparelho também não possui tantos games multiplataforma como os concorrentes mas em exclusivos ele vence.

 Na grande maioria dos jogos o uso do Wii Remote é obrigatório, e confeso que é difícil se acostumar, nos games que permitem o uso do controle do Game Cube eu sempre vou por essa opção, vale prestar atenção no espaço que você vai colocar seu videogame também, o sensor de movimento pode te dar um pouco de dor de cabeça se usar em locais muito pequenos (como o caso do meu quarto), o recomendável é ter uma boa distancia para não falhar naquele exato momento em que você estiver para derrotar um chefão de uma fase complicada.

Xenoblade Chronicles, um dos games mais bonitos e raros do Nintendo Wii

 Bom, espero ter exposto bem minha opinião e mostrado claramente os pontos positivos e negativos do Nintendo Wii, na minha opinião vale a pena sim comprar o videogame, é um dos consoles que eu mais jogo na minha coleção mas agora cabe a você decidir por conta própria se vale a pena ou não adquirir o console, espero ter ajudado e qualquer dúvida, crítica ou sugestão deixe ai nos comentários que vou tentar lhe ajudar da melhor maneira possível.